terça-feira, 22 de julho de 2014

Sabesp garante que não vai faltar água

Fernando Medeiros/Jornal de Monte

O calor prolongado e a falta de chuva preocupam os moradores de Monte Aprazível em relação ao sistema de abastecimento de água. Essa não é uma preocupação somente da cidade, mais sim de todo o Estado de São Paulo, porém a Sabesp afirma que não irá faltar água nas torneiras, mas orienta a população que contribua, usando apenas o necessário.

Mesmo a chuva que caiu dias atrás, não houve melhora na vazão do córrego que abastece a cidade devido ao pequeno volume de água, como explica o gerente de setor, Gilberto Cuzziol. O clima seco é apontado como um agravante por causar queda nos níveis dos rios e o aumento no consumo. 

De acordo com o levantamento feito pela Sabesp, responsável pela distribuição de água na cidade, informa que a situação do abastecimento está controlada. “Foram realizadas melhorias na captação de água, como o aumento do nível da barragem e fechamentos das saídas de água. O acompanhamento dos níveis do córrego é realizado diariamente com as devidas medições e, caso não chova o suficiente, a Sabesp tem outros planos estudados para garantir o abastecimento de água”, explica Cuzziol. 

A Sabesp não pensa em racionamento, mas em economia, e garante que seu trabalho de manter água nas torneiras será garantido. “Apesar do período de estiagem e da baixa vazão dos mananciais, os sistemas da Sabesp que abastecem o município operam normalmente”, ressalta Gilberto.

Como economizar água:

Tome banhos rápidos e feche o chuveiro ao se ensaboar
Ao lavar a louça e escovar os dentes, feche a torneira
Não use mangueira para lavar a calçada ou o quintal e sim uma vassoura
Não lave carro com mangueira, use balde e pano
Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez
Fique atento aos vazamentos internos

Nenhum comentário: